GLOBOESPORTE e OS MELHORES JOGOS DE 2009

O GloboEsporte.com Games trás para você os maiores games do ano de 2009. Nosso ranking foi baseado em diversos quesitos como: jogabilidade, gráficos, som, diversão e expectativa. Além de listar os 5 maiores de 2009, esse ano você ainda confere outras 2 categorias que são: Decepção do ano e Game mais esperado de 2010.

1º Lugar – UFC: Undisputed 2009

Desenvolvido pela THQ, o simulador oficial do maior evento de MMA do planeta, o Ultimate Fighting Championship, surpreendeu o GloboEsporte.com Game e o mundo inteiro, por isso merece o titulo de melhor game do ano. A começar pelo excelente trabalho em reproduzir toda a movimentação dos lutadores profissionais dentro do octógono. Fazer um game apenas de trocar chutes e socos é simples, mas toda a mecânica aplicada na movimentação dos lutadores no chão, na defesa, nos contragolpes e entre outros movimentos, fazem com que ele seja um titulo memorável. Além disso, os gráficos dos lutadores se assemelham muito aos atletas da vida real, isso sem falar na participação de juízes e até mesmo as Ring Girls, muito bem reproduzidos por sinal. Pra completar, o modo Carreira é algo realmente viciante e bem elaborado. Vale até mesmo estudar o próximo adversário para se especializar melhor em quedas ou na trocação. Como em todo bom jogo, UFC: Undisputed tem os seus deslizes, mas nada que tire o posto de melhor do ano, pelo contrário, aumenta ainda mais a empolgação para a versão 2010 do game.

2º Lugar – Forza 3

Muitos devem estar se perguntando: por que Forza 3 não foi eleito o melhor game do ano? A resposta não é muito simples, mas é compreensiva depois de uma boa explicação. Analisar Forza 3 (em breve a análise completa aqui no GE Games) é algo que deve ser feito com muita cautela. A primeira vista o game impressiona pelos seus excelentes gráficos, sua variedade de pistas e carros (afinal são dois DVDs repletos de extras) e sua jogabilidade realista. Mas a partir desses mesmos pontos positivos que surgem os pontos negativos. Em virtude desses gráficos caprichados o loading do game é absurdamente grande. Um conselho: instale o game no seu Xbox 360 antes de começar a jogar. Chega a ser irritante a demora de 30 segundos a 2 minutos para iniciar uma corrida. Outro deslize é que Forza 3 abusou tanto do realismo que é extremamente difícil pilotar os carros com todas as opções desligadas (freios automáticos, controle de tração, etc.). Até é possível, mas é necessário treinar muito e saber fazer as alterações exatas para melhorar o desempenho de seu carro. Portanto, conforme foi dito no inicio, Forza 3 tinha tudo para ser o melhor game do ano, mas com essas escapadas de pista, ficou com a merecida segunda colocação.

3º Lugar – FIFA 10

A versão 2009 foi eleita pelo Globoesporte.com Games como melhor jogo do ano de 2008. Mas embora FIFA 10 seja um jogo incrível, não teve o mesmo impacto da sua versão anterior. O que acontece com FIFA 10, pode vir a acontecer com UFC: Undisputed 2010, depois de fazer um jogo incrível e impressionante, corrige-se as falhas, atualizam-se os torneios e atletas, e está pronta uma versão melhorada, mas não tão impactante. FIFA 10 melhorou muito, mas bastante coisa ainda incomoda, como a fraca inteligência artificial dos adversários controlados pela “máquina”. Além disso, os gráficos são praticamente a mesma coisa da versão anterior, coisa que não acontece no seu rival PES 2010. Vamos torcer para que FIFA 11 cause o mesmo impacto do ano passado e que possamos jogar com todos os clubes nacionais licenciados, pois ninguém aguenta mais uma partida entre por exemplo: C. São Paulo (no caso o Corinthians) contra A. Florianópolis (Avaí).

4º Lugar – Need For Speed: Shift

Quando começou a ser anunciado, NFS: Shift já começava a receber as primeiras criticas (as minhas por exemplo). Afinal o seu histórico com corridas em circuitos fechados não era nada bom, uma vez que seu último título desse tipo (NFS: Pro Street) foi campeão de critica e rejeição. Mas o game da EA calou a boca de muito critico (a minha, por exemplo) e foi desenvolvido de uma maneira muito caprichada juntando bons gráficos e muita diversão. Algo que realmente marcou com o game foi a visão de dentro do cockpit, pois até os adeptos a pilotar o carro com a visão de fora do carro, pelo menos por algumas corridas, quis sentir a sensação de pilotar uma maquina a mais de 200 km/h com direito a uma espécie de tonteira depois de uma forte colisão. Mas NFS: Shift cometeu alguns deslizes na jogabilidade, pois seus carros “sambam” demais algo que na vida real não é exatamente assim. Bruno Senna e Popó Bueno, que estão acostumados a pilotar carros nessa velocidade, foram os responsáveis por essa afirmação.

5º Lugar – PES 2010

O game da Konami merece entrar no nosso top 5 de 2009 mais pelo seu esforço do que pelo resultado. Em relação a versão 2009, houve uma grande reformulação nos gráficos do game, melhorias no modo “Rumo ao Estrelato” e leves alterações na jogabilidade. Mas essas leves alterações que realmente incomodam, pois a Konami parece ter receio de investir pesado na jogabilidade de seu principal produto. A versão para PS2 continua agradando os jogadores deste console, mas a versão para PS3 e Xbox 360 é inferior ao seu rival FIFA 2010. Os fãs da série defendem com unhas e dentes alegando que o jogo continua incrível, e talvez por todo esse movimento a empresa tenha receio de perder esse “público garantido” que, a cada versão, corre para adquirir o novo título sem se importar com o que mudou e deixou de mudar. Continuamos torcendo para que a briga que tanto alimenta nossos comentários e fóruns de games em todo o mundo, volte-se para a prática e traga de volta aquela disputa sadia de qual o melhor game de futebol para a atual geração de consoles.

Decepção do ano: Tony Hawk´s Ryde

Já foi o tempo em que Tony Hawk era sinônimo de um game divertido e viciante. Na atual geração de console, o jogo do skatista mais marqueteiro do planeta vem descendo uma rampa que parece não ter fim. Diante da situação complicada de ter seus últimos games tachados como repetitivos e sem graça, a Activision ainda assiste o seu rival Skate da EA crescer no conceito da galera que curte esportes radicais. A brilhante solução de Tony foi entrar na onda da “interatividade física” dos games lançados principalmente para o Wii, por isso foi desenvolvida uma espécie de prancha de skate no qual em cima da mesma, o jogador executa os movimentos para realizar as manobras. A idéia é boa, principalmente para quem tem medo de encarar um skate de verdade e se esborrachar no chão. Mas o problema é que o game é simples demais, as manobras são muito sem graça e se não bastasse, pelo menos aqui no Brasil, o preço no qual o game é vendido (na média de R$ 650,00), você compra um skate de verdade, cotoveleiras, joelheiras, capacete e ainda sobra grana para pagar um professor ou para pagar pelos serviços médicos de cada tombo. Ficou comprovado que em matéria de desenvolver games, Tony Hawk é um excelente skatista.

Game Mais Esperado de 2010: Gran Turismo 5

Gran turismo 5 é o mais esperado desde 2004 quando começaram a surgir os primeiros vídeos do game. A versão Prologue foi lançada mas ainda ficou um gosto de quero mais, afinal trata-se de um dos maiores (se não for o maior) simuladores de corridas desenvolvido para os consoles. Todos esperavam ansiosamente para um duelo entre GT 5 e Forza 3, mas parece que o game para Xbox 360 saiu na frente e conquistou inúmeros fãs ao redor do planeta. Mas jamais deixamos de tirar os olhos do game mais esperado da historia, afinal já perdemos a conta de quantos foram os adiamentos anunciados pela Sony. A empresa diz que todo esse atraso deve-se ao fato do inédito sistema de colisão, que causava muita polêmica pelo fato dos carros serem indestrutíveis nas versões anteriores. Mas deixamos a conversa fiada de lado e vamos torcer para que em março o game finalmente chegue às lojas. Obs: Só para não perder o costume, durante o fechamento da matéria, ficamos sabendo que o game teve o lançamento adiado para o final deste ano…

Fonte: GLOBOESPORTE.COM/globoesportegames

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Duel